O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos. Provérbios 16-9
.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Tempo de Quaresma...

Iniciamos a quaresma. Muitas pessoas nesse período de 40 dias deixa de comer algo que gosta muito, mas será que todas sabem o real significado da quaresma?



Conheça o significado da Quaresma (para os católicos)



Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

Fonte: Canção Nova

Voltando...
Então penso de que nada adianta se privar por 40 dias de algo que se gosta muito se no final não reverter esse sacrifico para o bem do próximo, de que nada valeu a pena se nesse período a pessoa não se encontrou com Deus, não fez seu exame de consciência e não buscou evolução espiritual...

Eu particularmente nunca fiz jejum nesse período, penso que pecado é o que sai da boca e não o que entra, acredito que o bem deve ser feito o ano todo e que principalmente o que mais alegra a Deus e me aproxima dele são as vezes em que eu deixei de pecar, que evitei magoar meu irmão, que soube estender a mão quando ele precisou, que  não fiz acusação e nem me olhei superior nem melhor que ninguém....


De que adianta não comer o chocolate se crio oportunidades para iniciar uma fofoca, lançar um olhar de inveja, guardo magoa no coração e não aprendo a amar e respeitar meu próximo?


Acho que passou da hora de aprendermos a viver nossa espiritualidade sem tanta hipocrisia. Deus conhece o nosso interior, podemos mascara-lo aos que nos cercam, mas a ELE nunca.

Se é pra jejuar faço-o de todo o coração e que sua única intenção seja apenas para evolução espiritual e não apenas para ser mais um que gosta aparecer... comece agora a rever suas economias desses 40 dias e já ir programando para o bem de quem irá reverter!

"Que Jesus renasça verdadeiramente no coração de todos - TODOS OS DIAS!!!"






3 comentários:

  1. Oi Amiga
    Passei para lhe dar um beijinho e desejar uma boa semana.


    "Que Jesus renasça verdadeiramente no coração de todos - TODOS OS DIAS!!!"

    ResponderExcluir
  2. Penso exatamente como você amiga, de que adianta sacrifícios se o maior deles, ou seja, nossa evolução, transformação espiritual fica a desejar? Acho que devemos viver o que Deus nos instrui continuamente, e não por etapas que mais parecem para serem mostradas a noutros, que em nada edificarão nossas vidas. Te adoro e fique com Deus..
    Cris

    ResponderExcluir

QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ!!!
ADOREI SUA VISITA!!!