O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos. Provérbios 16-9
.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Padre Fábio...Sobre a velhice...

Quem tiver a oportunidade de assistir ao DVD do Padre Fábio de Melo  "No meu interior tem DEUS", não deixem de ver e principalmente de ouvir com o "coração".
Vale muito a pena!!!


Aqui vai um trechinho...


“...A velhice nos trás direitos maravilhosos.
Enquanto a juventude é cheia de obrigações.
A velhice é o tempo em que vivemos a doce inutilidade.
Porque  mais cedo ou mais tarde iremos experimentar esse território desconcertante da inutilidade.
Esse é o movimento natural da vida.
Perder a juventude é você perder a sua utilidade, é uma conseqüência natural da idade que chega.
A velhice é o tempo em que passasse a utilidade e aí ficasse somente o significado da pessoa.
É o momento que a gente se purifica.
É o momento que a gente vai tendo a oportunidade de saber quem nos ama de verdade.
Porque só nos ama pra ficar até o fim aquele que,
depois da nossa utilidade, descobriu o nosso significado.
 É por isso que sempre rezo para envelhecer ao lado de quem me ama.
Para poder ter a tranqüilidade de não ser útil, mas ao mesmo tempo não perder o valor.
Se você quiser saber se alguém te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade.
Quer saber se você ama alguém?
 Pergunte a si mesmo, quem nesta vida que pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora.
E é assim que nós descobrimos o significado do amor...
Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim!
Feliz daquele que tem ao fim da vida, 
a graça de ser olhado nos olhos, e ouvir a fala que diz:
- Voce não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você!”

Um dia abençoado a todos. Sempre firmes na FÉ!!!

15 comentários:

  1. Oi Fabi!

    Assim que puder vou assistir o Dvd do Pe Fábio de Melo.Acho as palavras dele edificantes, tudo de bom para o espírito.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Este homem é um enviado de deus;todas as suas sábias palavras tocam a alma humana que tem um pouco de sensibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tenho esse DVD que é pura doçura... Lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Descobri neste DVD que Pe. Fábio, como eu, é apaixonado pelos idosos... Amo também as crianças, que tem a vida toda pela frente para tentar ser feliz, mas nossos vellhinhos, ah... estes só podem contar com nosso amor e carinho nos poucos anos que lhes restam. O DVD é lindo demais... Fiquei sensibilizada. Eu tbém estou esperando chegar os meus dias de reconfortante inutilidade. É pena que, eu sei, estarei na mais completa solidão, mas também sei que Deus estará comigo!!! Deus o abençoe, Pe Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o dvd... é uma das coisas mais lindas que já tive o prazer de ouvir em minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Deus te abencoe, ficou muito lindo,fiquei sem palavras,tbm amo muito essas coisas

    ResponderExcluir
  7. Caro Pe Fabio de Mello ,
    sempre apreciei muito as letras de suas canções , apesar de que conheço muito poucas .
    Mas , recebi hoje um e-mail sobre uma apresentação sua onde vc intitula : "A inutilidade na velhice " ,perdoe-me Padre mas não gostei pois me pareceu como algo muito amargo .
    Tenho 69 anos e em hipótese alguma me acho inútil .
    Minha mãe está (viva) com seus 95 anos e minha avó , faleceu aos 107 anos . Pois bem , vovó era tida como o baluarte de nossa familia , toda , toda ; minha mãe por sua vez é , para todos , a imagem da sabedoria , amor e bons exemplos .
    Eu , com toda minha simplicidades , sinto-me muito útil quando sou procurada e informada de toda novidade que surge em nosso meio familiar .
    Como então pode se explicar a nossa "INUTILIDADE" ????
    Não somos inúteis , mas sim como os orientais nos classificam :"SOMOS SÁBIOS" , cheios de experiência , temos conteúdo .
    Pe Fábio , mas eu o entendo , pois vc ainda não adquiriu a maturidade que só ganhamos com anos vividos , vc vai chegar lá , com certeza , mas não para ser um "aposentado" inútil , mas como um homem que plantou e semeou o bem e colhe e saboreia os frutos , sabendo que vc vai estar alí , com toda UTILIDADE que Deus lhe deu e um dia vai lhe pedir conta .
    Vi que muitos são anônimos , mas eu não sou , por isso deixo aqui o meu nome para quem necessitar :
    Maria Lucia Morandi Queiroz .
    Meu e-mail : marialuciamorandi@himail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia, entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas creio que o que o Padre quer dizer é sobre aquela fase em que a gente já não tem saúde e disposição para os diversos afazeres. Meu avô, por exemplo, com 80 anos, por velhice, caiu de cama e ficou anos sem falar. A inutilidade é física e, portanto, social. Estamos em uma sociedade em que o capitalismo, o jogo de interesses aproximam as pessoas. É este o ponto de vista. Ele perdeu a utilidade para a sociedade que inclui amigos e família. No caso do meu avô, apenas um filho o amou verdadeiramente para entender o seu significado. O físico não o ajudava a se inserir no social, mas o amor que permaneceu manteve aquele que realmente o amou ao seu lado, um dos seus seis filhos. Infelizmente, creio que não conhece a realidade de diversos idosos no país. São muitos os que, pela inutilidade física, e é isto que o Padre deixa bem claro quando fala sobre levar para tomar sol e retirar para tomar sol, são abandonados pela família, pelos filhos, pelos amigos. Conheço inúmeros casos e daria um livro se fosse relatá-los. Sorte a sua ter tido na vida exemplos assim. Infelizmente não estamos no Oriente. Lá os idosos são vistos de outra forma. Outra cultura; mas em nosso contexto, os idosos, a maioria deles, não são vistos com tamanho respeito. Fique feliz por ter uma família diferenciada. Fique com Deus!

      Excluir
  8. Cuidar de um idoso é uma dádiva que poucos percebem, principalmente se este idoso já fez muito por nós. Eu passo por esta experiência e a cada dia cresço no sentido de humanidade, Deus é amor, Deus está na imagem de um idoso!

    ResponderExcluir
  9. Padre Fabio ...
    O senhor é um Anjo que foi enviado a terra para levar a palavra de Deus aqueles q mais precisam atraves das suas musicas e poemas que tocam os coraçoes mais duros tornando-os sensiveis e ensinando a Amar.
    Amo mto o Senhor ...

    ResponderExcluir
  10. O padre Fábio é uma pessoa abençoada, iluminada por Deus, as suas palavras são sempre sábias e creio q é Deus que o inspira. Esta mensagem retrata a realidade que vivemos, me emocionei quando vi o video... que Deus abençoe todos nós na velhice!!

    ResponderExcluir

QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ!!!
ADOREI SUA VISITA!!!