O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos. Provérbios 16-9
.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Padre Fábio...Sobre a velhice...

Quem tiver a oportunidade de assistir ao DVD do Padre Fábio de Melo  "No meu interior tem DEUS", não deixem de ver e principalmente de ouvir com o "coração".
Vale muito a pena!!!


Aqui vai um trechinho...


“...A velhice nos trás direitos maravilhosos.
Enquanto a juventude é cheia de obrigações.
A velhice é o tempo em que vivemos a doce inutilidade.
Porque  mais cedo ou mais tarde iremos experimentar esse território desconcertante da inutilidade.
Esse é o movimento natural da vida.
Perder a juventude é você perder a sua utilidade, é uma consequência natural da idade que chega.
A velhice é o tempo em que passasse a utilidade e aí ficasse somente o significado da pessoa.
É o momento que a gente se purifica.
É o momento que a gente vai tendo a oportunidade de saber quem nos ama de verdade.
Porque só nos ama pra ficar até o fim aquele que,
depois da nossa utilidade, descobriu o nosso significado.
 É por isso que sempre rezo para envelhecer ao lado de quem me ama.
Para poder ter a tranquilidade de não ser útil, mas ao mesmo tempo não perder o valor.
Se você quiser saber se alguém te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade.
Quer saber se você ama alguém?
 Pergunte a si mesmo, quem nesta vida que pode ficar inútil pra você sem que você sinta o desejo de jogá-lo fora.
E é assim que nós descobrimos o significado do amor...
Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim!
Feliz daquele que tem ao fim da vida, 
a graça de ser olhado nos olhos, e ouvir a fala que diz:
- Você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você!”

Um dia abençoado a todos. Sempre firmes na FÉ!!!

28 comentários:

  1. Oi Fabi!

    Assim que puder vou assistir o Dvd do Pe Fábio de Melo.Acho as palavras dele edificantes, tudo de bom para o espírito.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Este homem é um enviado de deus;todas as suas sábias palavras tocam a alma humana que tem um pouco de sensibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tenho esse DVD que é pura doçura... Lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  4. Descobri neste DVD que Pe. Fábio, como eu, é apaixonado pelos idosos... Amo também as crianças, que tem a vida toda pela frente para tentar ser feliz, mas nossos vellhinhos, ah... estes só podem contar com nosso amor e carinho nos poucos anos que lhes restam. O DVD é lindo demais... Fiquei sensibilizada. Eu tbém estou esperando chegar os meus dias de reconfortante inutilidade. É pena que, eu sei, estarei na mais completa solidão, mas também sei que Deus estará comigo!!! Deus o abençoe, Pe Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o dvd... é uma das coisas mais lindas que já tive o prazer de ouvir em minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Deus te abencoe, ficou muito lindo,fiquei sem palavras,tbm amo muito essas coisas

    ResponderExcluir
  7. Caro Pe Fabio de Mello ,
    sempre apreciei muito as letras de suas canções , apesar de que conheço muito poucas .
    Mas , recebi hoje um e-mail sobre uma apresentação sua onde vc intitula : "A inutilidade na velhice " ,perdoe-me Padre mas não gostei pois me pareceu como algo muito amargo .
    Tenho 69 anos e em hipótese alguma me acho inútil .
    Minha mãe está (viva) com seus 95 anos e minha avó , faleceu aos 107 anos . Pois bem , vovó era tida como o baluarte de nossa familia , toda , toda ; minha mãe por sua vez é , para todos , a imagem da sabedoria , amor e bons exemplos .
    Eu , com toda minha simplicidades , sinto-me muito útil quando sou procurada e informada de toda novidade que surge em nosso meio familiar .
    Como então pode se explicar a nossa "INUTILIDADE" ????
    Não somos inúteis , mas sim como os orientais nos classificam :"SOMOS SÁBIOS" , cheios de experiência , temos conteúdo .
    Pe Fábio , mas eu o entendo , pois vc ainda não adquiriu a maturidade que só ganhamos com anos vividos , vc vai chegar lá , com certeza , mas não para ser um "aposentado" inútil , mas como um homem que plantou e semeou o bem e colhe e saboreia os frutos , sabendo que vc vai estar alí , com toda UTILIDADE que Deus lhe deu e um dia vai lhe pedir conta .
    Vi que muitos são anônimos , mas eu não sou , por isso deixo aqui o meu nome para quem necessitar :
    Maria Lucia Morandi Queiroz .
    Meu e-mail : marialuciamorandi@himail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Lúcia, entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas creio que o que o Padre quer dizer é sobre aquela fase em que a gente já não tem saúde e disposição para os diversos afazeres. Meu avô, por exemplo, com 80 anos, por velhice, caiu de cama e ficou anos sem falar. A inutilidade é física e, portanto, social. Estamos em uma sociedade em que o capitalismo, o jogo de interesses aproximam as pessoas. É este o ponto de vista. Ele perdeu a utilidade para a sociedade que inclui amigos e família. No caso do meu avô, apenas um filho o amou verdadeiramente para entender o seu significado. O físico não o ajudava a se inserir no social, mas o amor que permaneceu manteve aquele que realmente o amou ao seu lado, um dos seus seis filhos. Infelizmente, creio que não conhece a realidade de diversos idosos no país. São muitos os que, pela inutilidade física, e é isto que o Padre deixa bem claro quando fala sobre levar para tomar sol e retirar para tomar sol, são abandonados pela família, pelos filhos, pelos amigos. Conheço inúmeros casos e daria um livro se fosse relatá-los. Sorte a sua ter tido na vida exemplos assim. Infelizmente não estamos no Oriente. Lá os idosos são vistos de outra forma. Outra cultura; mas em nosso contexto, os idosos, a maioria deles, não são vistos com tamanho respeito. Fique feliz por ter uma família diferenciada. Fique com Deus!

      Excluir
    2. Bom dia Maria Lúcia!
      Achei uma pena você não ter ententido o que o padre escreveu.Mais uma pérola deste Poeta de Deus.Você esta na melhor idade é útil e deve ser cheia de amor para dar.Adoro velhinhos e por ter vários na família entendi perfeitamente o jeito carinhoso que ele se referiu as pessoas da melhor idade.Meu nome é João Carlos Oliveira de Oliveira e quero ter alguém que me ame do jeito que ele escreveu,quando não tiver mais aquela disposição toda,que foi o que ele escreveu no texto.Meu e-mail é jcoliver@terra.com.br e adoro velhinhos inúteis,se for do jeito que ele descreveu no texto e não como você entendeu.

      Excluir
  8. Cuidar de um idoso é uma dádiva que poucos percebem, principalmente se este idoso já fez muito por nós. Eu passo por esta experiência e a cada dia cresço no sentido de humanidade, Deus é amor, Deus está na imagem de um idoso!

    ResponderExcluir
  9. Padre Fabio ...
    O senhor é um Anjo que foi enviado a terra para levar a palavra de Deus aqueles q mais precisam atraves das suas musicas e poemas que tocam os coraçoes mais duros tornando-os sensiveis e ensinando a Amar.
    Amo mto o Senhor ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falsos profetas de que falava Nossa Senhora de Salettt, esse veio de jeans e rebolado, não sabe mais a diferença entre evangeliza e levar os outros a prostituição

      Excluir
  10. O padre Fábio é uma pessoa abençoada, iluminada por Deus, as suas palavras são sempre sábias e creio q é Deus que o inspira. Esta mensagem retrata a realidade que vivemos, me emocionei quando vi o video... que Deus abençoe todos nós na velhice!!

    ResponderExcluir
  11. Padre Fábio, agradeço todos os dias ao supremo Deus por ter colocado a sua presença nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  12. Em todos os momentos de dificuldades ou dúvidas , para para ouvir o CD VIDA ou No meu interior tem Deus. E fascinante a sua sabedoria, parece que Deus está conversando comigo. Gente experimente é muito bom.🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Fabiana, lindo trabalho. Compartilhei no meu perfil do Facebook. Beijo. Rosely Alonso Annetta

    ResponderExcluir
  14. Padre Fabio de Mello
    Ele é iluminado, maravilhoso, e fala com o coração.
    Tenho todos os CDS E DVDS, sou fã, ele já me vez chorar varias vezes, e também já me ensinou muitas coisas, é um sábio, um enviado de DEUS.
    Meire Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ele é iluminado pelos refletores dos shows em que ele rebola mais que Sandra rosa madalena. Evangelizar que é bom, nada.
      Creio que ele perdeu a noção do que ele é para o que ele se ordenou ministro de Deus. Vergonha da igreja católica

      Excluir
  15. Magnifico esse comentário sobre o verdadeiro amor do Padre Fábio de Melo. Ele é um grande e abençoado sábio ungido de Deus. Ja vou comprar o Dvd!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ungido? um homem que vive rebolando de jeans apertado nos palcos de shows pagã?
      Pedro vc deveria entender um pouco de teologia e consultar o cânon da igreja católica para ver a burrice que vc está falando

      Excluir
  16. Não precisa ser velho para "INUTILIDADE" Acho que o que Padre Fabio deixou claro é que só quem ama de verdade, pode superar qualquer sacrifício, as vezes nos deparamos com situações que só o amor pode suportar seja na velhice ou na juventude. Claro que na velhice as dificuldades, e as necessidades aumentam, e precisamos ter muito amor para conduzir a situação, principalmente quando existem doenças e dificuldades financeiras. O IMPORTANTE É O AMOR INCONDICIONAL. Padre Fabio, minha admiração por você é imensa.

    ResponderExcluir
  17. Como conviver com o idoso

    Ivone Boechat (autora)

    1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
    2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
    3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
    4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
    5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
    6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
    7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
    8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
    9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
    10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.

    ResponderExcluir
  18. Esse padre deveria ser interditado. Só o bispo de sua diocese não enxerga isso, deve ser por conta do dinheiro que o mesmo arrecada com seus shows bizarros, sem vida, sem evangelização, onde prefere ficar rebolando de jeans apertadinho no palco em frente aos garotões. Agora vem falar do livro do Pequeno Príncipe como se os livros dele valessem merda. O padreco insuportável, sai do armário fio, vai ser feliz para de destilar amarguras...
    *Louvado seja Deus
    *Viva Antoine Saint Exupery
    Leando Campos Mello. Professor de filosofia

    ResponderExcluir

QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ!!!
ADOREI SUA VISITA!!!