O coração humano projeta o caminho, mas é o SENHOR quem dirige os passos. Provérbios 16-9
.



quinta-feira, 29 de março de 2012

A velhice e sua fragilidade...

Uma das coisas que mais desejo nessa vida é chegar na minha velhice (sinal de que terei vivido muitoooooooo). Envelhecer de mãos dadas com o Ricardo, acompanhar todo o processo de crescimento do meu filho, poder sonhar com o dia de sua formatura e quem sabe seu casamento, e porque não a casa cheia de netos?

Mas ao mesmo tempo que a alegria desses pensamentos toma conta de mim, me pego preocupada com a fragilidade que a velhice traz com ela, e hoje (ontem) voltando do almoço ao trabalho, me deparei com uma senhora que caminhava sozinha com a perna enfaixada (talvez por causa de alguma ferida) e com uma grande dificuldade para andar, me entristeci, penso que a solidão quando é uma opção é algo que tem suas vantagens, mas quando ela nos é colocada pelo abandono é algo muito triste.

Então junto com o meu maior desejo de poder chegar a velhice, peço a DEUS que me permita chegar nela, rodeada de pessoas amadas e queridas que ao longo dessa minha juventude amadurecida fui conquistando e cultivando a cada dia...e que o abandono passe muito longe de mim. Que até o meu ultimo suspiro eu esteja lúcida e caminhando com minhas próprias pernas.



A velhice e as perdas naturais
 
A juventude é um período que favorece muitas fugas.
A vitalidade do corpo, a vida agitada, os muitos compromissos, as múltiplas possibilidades, tudo faz com que esse tempo da vida seja naturalmente dinâmico.
A impulsividade é a marca dessa fase.
Com o passar do tempo, essa dinâmica vai se transformando.
Vamos ficando mais lentos, mais criteriosos, e o leque que antes era formado de inúmeras possibilidades vai se tornando mais estreito.
São as estações da vida e suas mudanças constantes.
São os encaminhamentos naturais do tempo a nos conduzir.
No poema “Pedido de adoção”, da escritora mineira Adélia Prado ela  identifica na personagem a saudade de ter a mãe.
Esta orfandade é reconhecida no auge da velhice, momento da vida em que os limites a aprisionam fazendo-a querer os mesmos cuidados que as crianças.
O sentimento da orfandade lhe confere a coragem de querer o retorno no tempo, de driblar a crueza de sua idade e reivindicar o direito de ter um colo onde deitar a cabeça e receber os cuidados maternos.
Destino inevitável que os pés humanos encontrarão ao longo da existência.
Não há outro jeito.
É regra da vida.
Envelhecer é um processo natural.
Durante esse percurso viverá as diversas fases da vida, extraindo de cada uma delas suas possibilidades e seus limites.
(Trecho do livro "Quando o sofrimento bater à sua porta" de padre Fábio de Melo)

Fonte: Texto copiado do Blog Rainha da Paz


4 comentários:

  1. Bem, estou quase completando 56 anos, então, estou bem usado(rs), estou mais para a velhice que a juventude, e triste pela minha barba branca e pelas pessoas me chamarem de senhor.rs

    Minha mãe pensava como vc. Apesar de nos últimos tempos, ter estado muito pra baixo, ter se entregado, ela queria ficar bem velhinha, tinha pavor de morrer. Morreu há 3 anos e meio, de enfisema pulmonar.

    Já minha avó materna, que também tinha muito medo de morrer, não se conformava com a velhice, dizendo coisas como: olho no espelho e nem acredito que seja eu... a velhice foi o maior castigo que Deus nos deu... estou um caquinho.Morreu aos 85 anos, de parada cardíaca... dormindo...

    Me desculpe, mas eu não gostaria de envelhecer, e tenho quase certeza que não chego aos 60 anos.
    Mas faço votos que seu desejo se realize.
    Felicidades para vc , seu marido e seu filho.

    ResponderExcluir
  2. Deixei recadinho lá no seu cantinho....
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, é bem por aí mesmo, mas sabe, como todas as reviravoltas que estou tendo, com todos os meus desejos mais simples limitados como estou agora, me pego pensando até que ponto da vida eu desejaria viver, com tudo isso estou com experiência pra saber o que seria sentir na pele impossibilidades que a idade trás. É horrível depender dos outros, agradeço a Deus por ter pessoas maravilhosas que me assistem no momento, inclusive virtualmente falando, mas na real, às vezes sinto incomodada para pedir as mínimas coisas, por exemplo, algo que está no alto e hoje não posso e ainda não consigo, apenas erguer os braços, pensa no restante! Sei não amiga, penso que sou pessimista nesse quesito "ficar velha".
      Beijos

      Ah, me envia como eu encontro vc no orkut, estou esperando.

      Excluir

QUE A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ!!!
ADOREI SUA VISITA!!!